Saúde

Investigador diz que há 3 vacinas contra a Covid-19 com resultados promissores

Ashish Jha, diretor e professor no Harvard Global Health Institute, está confiante nos testes de Oxford, China e EUA.
Poderão estar prontas em 2021.

A corrida pela vacina que ajude o mundo a combater eficazmente a pandemia do novo coronavírus ainda vai no início – mas há quem esteja confiante que os resultados podem chegar em poucos meses. Desta vez, é Ashish Jha, diretor e professor no Harvard Global Health Institute, que afirma que há três vacinas contra a Covid-19 em desenvolvimento com resultados promissores.

Numa vídeochamada com Rahul Gandhi, presidente do Congresso Nacional Indiano, citada pelo jornal “Times Now News“, o investigador afirma estar confiante de que a fórmula final estará disponível até ao próximo ano. 

“Há três vacinas a mostrar resultados promissores. São as que estão a ser desenvolvidas nos Estados Unidos, na China e em Oxford, no Reino Unido. Por enquanto, todas parecem promissoras – mas pode ser apenas uma delas a mostrar-se eficaz. Estou confiante de que a vacina estará disponível no próximo ano”, disse.

Questionado acerca da utilidade da vacina BCG – que combate a tuberculose – na prevenção da Covid-19, Ashish explica que há algumas evidências circunstanciais de que esta vacina pode ser útil, “mas não são muito boas evidências”.

Os novos testes apuraram que quem recebeu a vacina da BCG na infância não tem uma proteção mais elevada contra o vírus e, por isso, “saberemos realmente nos próximos meses se essas vacinas desempenham ou não um papel importante”.

Durante a entrevista, o investigador de Harvard apontou ainda que a testagem em larga escala é necessária para conter a propagação do vírus. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT