NiTfm live

Saúde

Ângelo Rodrigues: Infarmed pede intervenção da PJ sobre uso de testosterona

O pedido foi feito depois de se ter tornado público o uso destas substâncias pelo ator.
Tem 31 anos.

Foi a notícia mais falada de toda a semana: o ator Ângelo Rodrigues encontra-se internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital Garcia de Orta, em Almada, devido a, alegadamente, ter injetado testosterona no corpo — substância que originou uma infeção grave.

Na sequência deste caso — apesar de nunca se ter referido a ele — a Infarmed pediu esta sexta-feira, 30 de agosto, a intervenção da Polícia Judiciária, da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) para perceber se a substância está a ser usada ilegalmente.

O pedido da Autoridade Nacional do Medicamento surgiu depois de vários meios de comunicação social portugueses terem noticiado que a injeção de esteróides é prática muito recorrente nos ginásios. 

Segundo o site “Sapo24”, “o Infarmed salienta que o medicamento com testosterona, pela sua natureza e finalidade, apenas deverá ser utilizado nas condições em que está aprovado e nas condições estabelecidas na sua autorização”.

A Autoridade recorda ainda que estes medicamentos “são apenas passíveis de utilização mediante receita médica”. A NiT falou com o médico André Casado e o personal trainer Tiago Silva sobre os perigos da testosterona. Recorde o artigo.