NiTfm live

saúde

Hospital de São João agora avisa por SMS a evolução dos doentes nas urgências

É um sistema inovador e serve para informar os familiares e amigos que se deslocam até ao serviço.
É um serviço inovador e foi criado pelos informáticos.

Chama-se São João MAIS e é um serviço inovador no Hospital de São João, no Porto, que tem como objetivo informar os acompanhantes dos pacientes através de mensagens escritas para o telemóvel. As SMS são enviadas para o número da pessoa que se deslocou com um utente até às urgências. “O doente está a ser visto pelo médico” ou “aguarda a realização de exames” são algumas das respostas que poderá receber.

“Sempre que há um evento importante em termos de percurso dentro da urgência — quer seja porque vai ser visto pelo médico, porque vai fazer análises, porque foi triado, porque vai ter alta ou porque vai ser internado — esses pontos são automaticamente gerados como informação que vai ser passada para uma mensagem recebida pelo acompanhante”, diz ao “Observador” a diretora clínica do hospital, Maria João Baptista.

O objetivo não é substituir a informação clínica, mas sim torná-la acessível aos acompanhantes de uma forma mais direta. “A observação de alguns doentes não permite a presença constante do acompanhante. Portanto, há sempre um certo afastamento”, explica Paulo Rocha, enfermeiro chefe das urgências. 

O serviço foi criado pela equipa informática do hospital do Porto. Apenas é ativado se o doente autorizar, assim que chegar às urgências.