NiTfm live

Saúde

Há uma nova plataforma com consultas online grátis de apoio psicológico

Chama-se acalma.online e quer ajuda a reduzir os sintomas associados à situação de isolamento.
Para quem precisa de ajuda.

O novo coronavírus teve impacto em todo o mundo, obrigando grande parte da população mundial a ficar em isolamento em casa. Sabendo que isto pode criar situações de depressão ou ansiedade, por exemplo, há um novo projeto que quer dar apoio a toda a gente.

Chama-se acalma.online e é uma plataforma online gratuita onde qualquer pessoa pode ter acesso a videoconsultas com psicólogos clínicos, que estão certificados e treinados para dar suporte psicológico perante a pandemia de Covid-19.

A forma de utilização é simples: entra no site e escolhe entre mais de 30 psicólogos; marca um horário; e a sessão acontece à hora combinada. Tem a duração de 30 a 45 minutos, sendo que pode prolongar-se, caso o psicólogo considere necessário.

Os especialistas inscritos são voluntários, daí as consultas serem grátis. Os psicólogos clínicos com cédula ativa na Ordem dos Psicólogos interessados em fazer parte do projeto, receber formação e uma experiência em intervenção em situação de crise, podem inscrever-se online.

O projeto da Casa do Impacto, que faz parte da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, está a funcionar desde 3 de abril. “O acalma.online quer mobilizar a sociedade para a importância da saúde mental com uma proposta de valor complementar às iniciativas que foram surgindo neste âmbito” explica Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto.