NiTfm live

Saúde

Há uma linha telefónica para apoiar diabéticos durante a pandemia

A iniciativa de várias sociedades médicas pretende esclarecer todas as dúvidas sobre a Covid-19.
Disponível entre as 8h e as 22h.

Desde o dia 1 de abril que os doentes diabéticos passaram a ter disponível uma linha de informação onde podem esclarecer as principais dúvidas sobre Covid-19. 

A linha funciona todos os dias, entre as 8 e as 22 horas, através do número 300 003 800. Desta forma, pode obter informação de médicos especialistas sobre a diabetes no contexto desta pandemia.

Esta foi a resposta encontrada por parte de várias sociedades médicas para as muitas dúvidas que têm surgido de doentes diabéticos. A iniciativa juntou a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, o Núcleo de Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

Em Portugal, 13,6 por cento da população sofre de diabetes mellitus. Sendo que 28 por cento dos afetados tem mais de 80 anos. Relativamente às pessoas infetadas pelo novo coronavírus, 20 por cento tem diabetes. O número sobe para 22 por cento quando falamos de internados em cuidados intensivos.

Além disso, a diabetes descompensada pode diminuir as defesas do organismo, o que proporcionar o desenvolvimento facilitado de infeções.