NiTfm live

Saúde

Há uma linha telefónica gratuita onde pode encomendar medicamentos

O serviço SAFE 1400 está disponível em Portugal e também nas ilhas da Madeira e dos Açores.
Está disponível em todo o país.

Chama-se SAFE 1400 e é uma linha telefónica gratuita que garante o acesso a medicamentos com aconselhamento farmacêutico 24 horas por dia. Só tem de ligar para o 1400 e terá acesso, através de qualquer rede móvel ou fixa, para fazer uma encomenda. As chamadas são gratuitas e pode escolher a farmácia que preferir.

Depois de feita a encomenda, os medicamentos são enviados para casa. Além da entrega, o utente será sempre esclarecido quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos fármacos.

Este serviço é sobretudo aconselhável para as pessoas que se encontram nos grupo de risco. Ou seja, que pela sua idade ou condição de saúde devem evitar de qualquer saída à rua durante a pandemia de Covid-19. Por isso, neste serviço, o centro de atendimento dá prioridade aos pedidos de doentes crónicos e pessoas com mais de 60 anos.

A linha pode também ser usada para planear visitas à farmácia. Desta forma, garante-se a dispensa de medicamentos ao domicílio, em todo o país (Portugal e ilhas), com serviços próprios e em pareceria com as autarquias, IPSS e os CTT.

“A pandemia pode ter colocado em causa as visitas à farmácia, mas jamais o serviço farmacêutico completo e seguro. As farmácias continuam próximas de qualquer português, a cada segundo que passa”, garante o presidente da Associação Nacional das Farmácias.