Saúde

Há uma conta solidária para doações que já reuniu mais de 1 milhão de euros

O movimento Todos Por Quem Cuida ajudou mais de mil instituições no combate à pandemia de Covid-19.
Já entregaram mais de 195 mil máscaras.

A Ordem dos Médicos e a Ordem dos Farmacêuticos receberam o apoio da APIFARMA — Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e de outras instituições para criar o movimento solidário Todos por Quem Cuida, que tem como principal objetivo levar equipamento de proteção e outros materiais essenciais a quem está na linha da frente a combater a pandemia de Covid-19 no nosso País.

O foco principal da conta solidária são os profissionais dos hospitais, centros de saúde e farmácia, mas também os bombeiros, forças de segurança e cuidadores, abrangendo até crianças ou vítimas de violência doméstica.

“A conta solidária já apoiou mais de mil instituições, privilegiando sempre a compra de material a empresas nacionais como forma de ser um motor positivo também para a economia do País”, explicou o bastonário da Ordem dos Médicos. 

De entre todas as ações, Miguel Guimarães destacou a entrega de 500 caixas de entubação — um equipamento necessário nos blocos operatórios e unidades de cuidados intensivos que protege os profissionais de saúde durante a entubação e extubação de doentes com Covid-19, um momento em que o risco de contágio aumenta.

No total, já foram distribuídas cerca de 195 mil máscaras, mais de 6 mil viseiras, 2800 embalagens de gel desinfetante, 4 mil batas reutilizáveis e 1200 óculos, além de luvas, cógulas e colchas. “Tivemos como principal preocupação chegar onde quase ninguém chega e fazer contributos menores, distribuídos por muitas instituições”, acrescentou o bastonário da Ordem dos Médicos.

Associação Betesda Esperança e Vida, Instituto São João de Deus – Casa de Saúde do Telhal, Liga dos Bombeiros, Polícia de Segurança Pública, Paramédicos de Catástrofe Nacional, Acreditar, Liga dos Pequeninos – Liga de Amigos do Hospital Pediátrico de Coimbra, GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e NÓS – Associação de Pais e Técnicos para a Integração do Deficiente, foram algumas das instituições que receberam donativos, além de também farmácias, unidades de cuidados continuados e centros culturais e recreativos. 

O movimento Todos Por Quem Cuida conseguiu juntar mais de 1,24 milhões de euros, que vão continuar a ser investidos ao longo das próximas semanas para fazer chegar material essencial na fase em que muitas atividades estão a ser retomadas.

Quem quiser, também pode ajudar a causa através de transferência bancária, enviando donativos para a conta solidária Todos Por Quem Cuida, com o número de conta CGD 0646 017662 930 e o IBAN PT50 0035 0646 00017662 930 21.

Donativos de espécie e pedidos de apoio podem ser feitos à comissão de acompanhamento pelos emails todosporquemcuida@nullordemdosmedicos.pt e todosporquemcuida@nullordemdosfarmaceuticos.pt.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT