NiTfm live

Saúde

Há um novo caso suspeito de coronavírus em Portugal — e é uma criança

O menor chegou recentemente da China. Está em isolamento no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.
É o primeiro caso suspeito de um miúdo no País.

Depois de seis casos suspeitos de coronavírus em Portugal que deram negativo, existe outra pessoa com sintomas. Trata-se de uma criança e está internada no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa.

“Foi validado um novo caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (COVID-19) em Portugal, após avaliação clínica e epidemiológica”, diz a Direção-Geral da Saúde (DGS), citada pelo jornal “Sol”.

O menor, que terá regressado recentemente da China, está agora em isolamento. Estão a ser realizadas colheitas de amostras biológicas para análise pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Neste momento, a DGS está também a preparar uma rede de hospitais de segunda linha para lidar com a eventual chegada do coronavírus.

“Não são nem melhores nem piores, são aqueles que ficam preparados para, se recebermos doentes em maior número, podermos internar essas pessoas em isolamento e segurança”, esclareceu na segunda-feira, 11 de fevereiro.

Os últimos dados divulgados pela autoridades de saúde chinesas aponta para 64 mil infetados em todo o mundo e 1384 mortes — a maioria na China continental, onde o surto começou.