Saúde

Há 194 surtos ativos do novo coronavírus em Portugal

A maioria, divulgou a ministra da Saúde, Marta Temido, registam-se em Lisboa e Vale do Tejo.
Há mais de 51 mil infetados no nosso País.

O vírus continua a circular e, neste momento, existe 194 surtos ativos do novo coronavírus em Portugal, avançou a ministra da Saúde na conferência de imprensa desta sexta-feira, 31 de julho. A maioria regista-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, que contabiliza 106 dos surtos.

Os restantes estão espalhados da seguinte forma: 47 no norte do País, 15 no Algarve, 14 no Alentejo e 12 no centro.

Considera-se que um surto está ativo ainda que tenham passados vários dias depois do último caso confirmado”, explicou Marta Temido, acrescentando que surto só é extinto passados dois períodos de incubação (28 dias) sem novos casos.

A responsável aproveitou também para atualizar a a taxa de incidência do vírus a 14 dias, que é de 29,1 novos casos por cada 100 mil habitantes. Para os últimos sete dias, o valor calculado é de 13,4 novos casos por cada 100 mil pessoas.

Já o Rt (Risco de transmissão) para os dias 23 a 27 de julho situou-se nos 0,94, o que quer dizer que cada infetado contagiou, em média, uma pessoa. Estes dados indicam, garante a ministra da Saúde, que o número de novos casos está em decréscimo, uma conquista que é “resultado do trabalho de conjunto das autoridades, dos profissionais de saúde e dos portugueses”.

Marta Temido adiantou, ainda, que, neste momento, há 12.854 ativos da doença no nosso País. Portugal soma, no total, mais de 51 mil casos confirmados.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT