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Saúde

Guia NiT: tudo o que tem de fazer durante o dia para dormir bem à noite

São passos simples, mas que podem fazer toda a diferença na hora de ir dormir. E tudo começa assim que acorda.

Quando finalmente decidimos que queremos ser saudáveis, concentramo-nos em apenas duas coisas: comer melhor e praticar exercício físico. Porém, não pode descuidar os outros elementos tão básicos como o sono. Na verdade, conseguir dormir bem pode fazer toda a diferença na nossa energia e aparência.

Passear à beira mar, fazer um jantar lá em casa com os amigos ou ir ao cinema são programas perfeitos para descontrair e esquecer os problemas, e ter uma boa noite de sono. Contudo, nem sempre é suficiente — é por isso que também existem aplicações para aliviar o stress e outras que controlam se estamos a dormir o suficiente, por exemplo.

Mas, e se lhe dissermos que há uma forma ainda mais simples? Só tem de fazer as coisas certas às horas certas.

Atenção: o horário sugerido não é fácil de cumprir, principalmente em Portugal, onde o horário laboral é complicado. Embora seja o ideal, o mais importante é que consiga criar uma rotina e fazer as coisas sempre às mesma hora. Tome nota.

Acorde ao mesmo tempo todos os dias — por volta das 8 horas

Ter um horário de sono consistente é meio caminho andado para chegar à cama à noite e adormecer logo. Um estudo publicado no jornal científico Neuroscience and Education, revelou precisamente isso: acordar mais ou menos à mesma hora mantém o ritmo circadiano em sintonia (o relógio interno do corpo).

Então, e durante o fim de semana? Não é recomendável, mas percebemos que seja difícil. Neste caso, o corpo reage como no jetlag.

Não fuja da luz — 8h30

Depois de nos levantarmos também é recomendada alguma exposição solar. Ou seja, ajuda não só a acordar como ainda se torna mais um fator para o relógio interno reconhecer quando devemos estar acordados ou a dormir.

Não se esqueça de beber café — 10 horas

Em entrevista à NiT, a nutricionista Daniela Duarte, autora do blogue “Agita Kalorias“, explicou que beber café logo depois de acordar faz mal. “O nosso corpo trabalha durante 24 horas determinadas pelo círculo circadiano em que a produção hormonal varia ao longo desse tempo”. Ou seja, o ideal é beber café depois dos níveis de cortisol (a hormona do stress) ficarem mais estáveis.