Saúde

Número de testes diários de diagnóstico ao novo coronavírus vai quase duplicar

A decisão foi anunciada pela ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia.
Portugal é um dos países europeus que mais testes realiza por dia.

Portugal está a preparar-se para uma eventual nova vaga da Covid-19 e, por isso, o governo tem em curso curso “um conjunto de trabalhos”, disse a ministra da Saúde, esta sexta-feira, 31 de julho, durante a conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia.

“Temos um conjunto de trabalhos em curso e, inclusivamente, a Direção-Geral da Saúde propôs” que houvesse agora “um trabalho multidisciplinar e de peritos mais intenso”, explicou.

E continuou: “Está previsto que, em ambiente público, nós passemos de cerca de 12 mil testes dia para quase o dobro, 22 mil testes dia”, disse Marta Temido. “Isto apenas considerando aquilo que é percussão de base, sem ser em esforço”, acrescentou.

Para este cenário acontecer, haverá um reforço laboratorial de um conjunto de entidade do Serviço Nacional de Saúde, acompanhado pelo esforço de outras entidades, como parceiros do setor privado.

A ministra da Saúde adiantou, ainda, que o reforço de meios humanos continuará, face às necessidades do País num momento em que se enfrenta a maior pandemia deste século.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT