saúde

Descoberto um vírus da gripe na China que pode tornar-se numa nova pandemia

É transportada por porcos, mas pode infetar humanos. Os investigadores estão preocupados com uma possível mutação.
Os investigadores estão a fazer o alerta.

A Covid-19 ainda está a afetar todo o mundo, mas na China já foi descoberto um novo vírus com potencial para tornar-se numa pandemia. É transportado por porcos, mas pode chegar aos humanos. A preocupação dos investigadores é que sofra uma mutação maior e que rapidamente chegue a mais países.

A publicação na revista americana “ Proceedings of the National Academy of Sciences” revela que poderá não ser um problema a curto prazo, mas tudo indica que possa afetar humanos de uma forma global e por isso tem de ser já acompanhado.

Uma das conclusões do estudo passa por aplicar medidas rápidas para que exista um controlo neste tipo de animais e na indústria do setor. É um vírus idêntico ao da gripe suína que foi identificado pela última vez em 2009, mas com algumas mudanças.

Segundo a “BBC”, já foram identificados casos de infeção em trabalhadores de matadouros na China. As vacinas da gripe que atualmente estão a ser administradas podem, se forem ajustadas, conseguir proteger contra esta estirpe.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT