Saúde

Estudo diz que comer com as mãos aumenta a probabilidade de engordar

Uma investigação revela que a culpa é do nosso cérebro, que considera a comida mais saborosa quando não usamos talheres.
Leia isto com atenção.

“Não comas com as mãos, filho, é falta de educação.” Lembra-se desta frase? Comer com as mãos é um dos nosso primeiros instintos, mas logo desde pequenos os pais nos ensinam a não fazê-lo. Ainda assim, toda a gente sabe que aquela coxa de frango assado a escorrer molho, as batatas fritas roubadas da travessa e até os camarões sabem bem melhor quando os comemos à mão. No entanto, isso pode contribuir para o aumento de peso.

Um estudo divulgado a 5 de fevereiro no Stevens Institute of Technology, em Nova Iorque, Estados Unidos, avança que pessoas com elevado auto-controlo quando tocam a comida com as mãos em vez de o fazer com talheres não a sentem necessariamente mais saborosa, mas comem mais.

“É um efeito interessante. É um pequeno ajuste mas isto pode mudar a maneira como as pessoas avaliam o teu produto”, explicou Adriana Madzharov, investigadora na área do marketing sensorial e líder do estudo, para defender como esta descoberta pode favorecer as marcas ligadas ao setor da alimentação.

O estudo recorreu a 45 participantes. Fê-los olhar para cubos de queijo, inspecioná-los e, só depois, tocar e comer. Aqui, a investigadora percebeu que aqueles que se descreviam como resistentes e controlados em relação à comida acharam o queijo mais saboroso quando o provaram. Um comportamento contrário ao que aconteceu com os estudantes, que admitiram não resistir tão facilmente à comida.

“Os nossos resultados sugerem que para as pessoas que regularmente controlam o seu consumo de comida, o toque direto desperta uma reação sensorial aumentada, tornando a comida mais desejável e atraente.”

Depois de investigar mais detalhadamente, foi possível perceber que as pessoas que habitualmente controlam aquilo que comem — através de dietas, por exemplo — são mais suscetíveis a gostar de comer com as mãos, uma vez que sentem maior prazer nisso e acabam por comer em excesso, o que aumenta a probabilidade de engordar.

O mesmo não acontece com quem é menos resistente à comida e a quem não é tão influenciável pelo facto de comer ou não com as mãos. Resumindo, o conselho é: se não quer engordar, opte pelos talheres em vez das mãos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT