NiTfm live

Saúde

Esta pulseira dá-lhe choques elétricos se fumar, comer fast food ou roer as unhas

Precisa de uma solução radical para seguir uma vida saudável? Pior do que isto é difícil.
A pulseira Pavlok pode ser comprada online.

Pavlok é o nome da pulseira que pretende acabar de vez com todos aqueles maus hábitos, como comer em restaurantes de fast food, fumar, roer as unhas ou não acordar quando o despertador toca de manhã. Por isso, sempre que uma destas coisas acontecer, o dispositivo dá-lhe um choque de 350 volts.

O método usado é o efeito pavloviano (estímulo-resposta), fazendo com que se associe um hábito a uma consequência negativa. O objetivo é perder esse mesmo hábito ao fim de um certo período de tempo, que pode mudar consoante a pessoa.

A pulseira deve ser emparelhada com uma aplicação no telemóvel. Alguns hábitos podem ser programados para serem detetados e os choques administrados de forma automática. Noutros casos, o utilizador deve pressionar manualmente o botão da Pavlok. Ao associar os choques elétricos a ações nocivas, a marca afirma que gradualmente os seus clientes perderão a vontade de repetir esses comportamentos.

Se comprar a pulseira, os seus amigos podem descarregar também a aplicação e administrar-lhe choques quando o apanharem a comer fast food ou uma sobremesa mais calórica, por exemplo.

A pulseira Pavlok está à venda na Amazon e no site oficial da marca. Custa 199$ (177,44€). As críticas dos clientes na plataforma são bastante variadas. Alguns deles estão bastante satisfeitos com os resultados; outros dizem que o gadget não tem cumprido as expetativas.