NiTfm live

Saúde

Esta componente da canábis pode ser um bom antibiótico

A conclusão é de uma pesquisa revelada na reunião anual da sociedade Americana de Microbiologia.
Mais uma descoberta.

Há uma substância da canábis, o canabidiol, que é semelhante a outras versões de medicamentos que estão à venda no mercado e que são usadas em casos de infeção, como a pneumonia. Esta conclusão faz parte da uma investigação divulgada no domingo, 23 de junho, na ASM Microbe — a reunião anual da sociedade Americana de Microbiologia, em São Francisco, Estados Unidos.

Durante a pesquisa, que foi feita em colaboração com uma empresa farmacêutica cujo nome não foi identificado, o canabidiol matou várias bactérias, sem nunca perder o seu poder de eficácia com o passar do tempo. 

A componente já é usada para combater uma forma de epilepsia e também está relacionada com o tratamento de ansiedade, dores e inflamações.

Mark Blaskovich, da Universidade de Queensland, na Austrália, afirmou, citado pelo site da TVI 24, que não há dúvidas: “Tendo em conta os efeitos anti-inflamatórios documentados do canabidiol, este é um promissor novo antibiótico que vale a pena ser investigado.”

Além de ser continuamente eficaz em tratamentos prolongados, esta substância tem a capacidade de destruir biofilmes, isto é, um tipo de desenvolvimento de bactérias que leva a infeções normalmente difíceis de tratar.