NiTfm live

Saúde

Esqueça o limão: o chá usado para acabar com as gripes agora é outro

É feito com um ingrediente que, além de ser bom para a saúde, é um ótimo aliado no processo de perda de peso.
Há quem inclua limão na mesma.

É um instinto geral: quando ouvimos alguém que está perto de nós dizer que está com gripe ou com dores de garganta, recomendamos automaticamente o chá de limão — de preferência com um pouco de mel. Contudo, há outro ingrediente que tem vindo a tornar-se popular para o mesmo efeito.

Não se preocupe, é um alimento que também encontra em qualquer supermercado. Estamos a falar do gengibre, uma planta herbácea da família das Zingiberaceae. 

Este alimento tem vários benefícios, entre eles ajudar em problemas de digestão — azia, náuseas e enfartamento —, daí também ser ingerido após as refeições.

Porque é que ele é o novo aliado nas gripes e constipações? É simples: atua como anti-inflamatório e assegura um bom sistema imunológico, devido à sua rica constituição em vitaminas e minerais, como o cálcio, ferro e vitaminas B6 e C. Além disso, possui propriedades antibacterianas e antioxidantes.

No livro “A Saúde Pelos Alimentos” (2018), de Patrick Holford, pode ler-se que o gengibre é famoso por ter propriedades antivirais, mas é mais eficaz se for utilizado de forma preventiva. Ou seja, é uma bebida que deve fazer da sua rotina regularmente durante o outono e inverno.

“A maioria dos estudos sobre o gengibre utilizou a raiz em pó com doses de cerca de mil miligramas diários. Todavia, o gengibre fresco pode ter resultados ainda melhores, porque contém níveis mais elevados dos ingredientes ativos. Use um pedaço com cerca de cinco milímetros, laminado, em tisanas ao longo do dia”, aconselha o autor.

Os compostos desta raiz têm, também, propriedades descongestionantes e anti-histamínicas, que aliviam sintomas como corrimento nasal, sendo considerado uma ótima ajuda na luta contra o rinovírus, que causa infecções respiratórias.

É simples de preparar.

Há mais um benefício que vai adorar conhecer: como muitos nutricionistas já revelaram à NiT, este alimento também pode ajudar no processo de perda de peso. É que as suas propriedades termogénicas promovem um aumento da temperatura corporal. Por outro lado,  aceleram o metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura.

O chá de gengibre também é uma boa opção para beber depois dos treinos à tarde. Ele pode ajudar na recuperação muscular, sobretudo devido à sua ação anti-inflamatória.

A receita que pode experimentar em casa 

Primeiro, deve saber que este alimento pode ser usado em receitas doces e salgadas. No que diz respeito ao chá, há várias versões disponíveis na Internet. 

Para preparar o chá, vai precisar de 20 a 30 gramas de fatias finas de gengibre e de um copo de água. Só tem de colocar a água no lume e quando estiver a ferver adicionar as fatias.

Deixe em infusão durante cinco a dez minutos, coe e está a pronto a ser bebido. Há quem use apenas estes dois ingredientes e quem adicione também uma fatia de limão e um fio de mel.

Mas, atenção: as grávidas não devem consumir nenhum destes dois alimentos, já que podem causar risco de aborto e eclâmpsia (hipertensão arterial durante a gravidez).

Aproveite e carregue na galeria para conhecer cinco alimentos que ajudam a acabar com a dor de garganta.