A Direção-Geral do Consumidor (DGC) e a Auto Regulação Publicitária (ARP) divulgaram esta quarta-feira, 27 de maio, uma brochura sobre comunicação publicitária no contexto da pandemia do novo coronavírus, onde recomendam aos consumidores “especial atenção” à publicidade enganosa a desinfetantes e máscaras de proteção.
O guia recomenda “especial atenção às mensagens publicitárias de produtos de limpeza, desinfetantes para as mãos ou máscaras protetoras, que podem ser falsas ou enganosas, por alegarem características ou resultados que os produtos não têm”.
Os dois organismos apelam aos consumidores para não acreditarem em conteúdos divulgados ou partilhados em sites e em redes sociais que promovam produtos ou serviços que “aleguem possuir cura para a Covid-19”.
Na informação que se encontra no site da DGC, pode-se ler ainda o alerta dos cuidados a ter no momento de aquisição de qualquer produto ou serviço, bem como verificar a veracidade de campanhas de angariação de bens e de donativos monetários.
“Entre os alertas aos consumidores estão os cuidados a terem aquando da aquisição de produtos ou serviços no contexto atual, de forma a que possam efetuar as suas compras em segurança.”