NiTfm live

Saúde

Enfermeira italiana cuja fotografia se tornou viral está curada

Elena Pagliarini, de 43 anos, foi infetada com Covid-19. Agora afirma: "Mal posso esperar para regressar ao trabalho."
A enfermeira já está curada.

No dia 8 de março, a enfermeira italiana Elena Pagliarini adormeceu após mais dez horas de trabalho sem pausas num hospital em Cremona, uma cidade do norte de Itália.

Uma colega fotografou-a e publicou a imagem que rapidamente se tornou viral nas redes sociais — e se transformou um símbolo da luta dos profissionais de saúde contra o novo coronavírus.

Cinco dias após essa foto, a enfermeira de 43 anos testou positivo para a Covid-19. Nessa altura, admitiu ao jornal italiano “La Repubblica”: “Estava com muito medo. Preparei o saco para ir para o hospital se fosse preciso. Tinha muito medo de ter que ir numa maca, de ter que ser entubada. De não conseguir. Há muita gente que não sabe, mas eu sei o que é esta doença.”

Agora, três semanas depois, tudo mudou e Elena Pagliarini afirmou ao jornal italiano “Cremonasipuò”, citada pelo “Daily Mail”, que está recuperada da doença. “Mal posso esperar para regressar ao trabalho”. 

Itália foi o epicentro europeu da pandemia. O número de mortes associado à doença é de 13.155. Vários médicos daquele país já tiveram de escolher a quem dar ventiladores, por falta de equipamento.