NiTfm live

Saúde

Enfermeira alerta para mais um sintoma comum da Covid-19

A especialista americana diz que quase todos os seus pacientes têm os olhos vermelhos.
Uma nova e importante informação.

Os principais sintomas associados à Covid-19, e divulgados pela Organização Mundial de Saúde, são a febre, tosse seca persistente e dificuldades respiratórias. Porém, há outro sintoma que pode ser identificado: os pacientes ficarem com os olhos extremamente vermelhos, como se tivessem uma reação alérgica.

Quem faz o alerta é Chelsey Earnest, uma enfermeira do lar Life Care Center, em Washington, nos EUA, que revelou à “CNN” ser, para ela, o “fator mais importante” para detetar a infeção pelo novo coronavírus.

“É algo que reparei em todos os meus pacientes. Têm algo como se se tratasse de uma alergia nos olhos. A parte branca do olho não fica propriamente vermelha. É como se existisse, ao invés, uma sombra vermelha no exterior dos olhos.”

No site da Direção-Geral da Saúde este sintoma não está mencionado: “A maioria das pessoas infetadas apresentam sintomas de infeção respiratória aguda ligeiros a moderados – febre (T>37,5ºC); tosse; dificuldade respiratória (falta de ar).”

Nos casos mais críticos acontece uma pneumonia grave, com insuficiência respiratória aguda, a falência renal e de outros órgãos, podendo levar à morte.