Saúde

É oficial: chegou a primeira vacina do mundo contra o novo coronavírus

O anúncio foi feito pelo presidente Vladimir Putin esta terça-feira, 11 de agosto. A sua filha terá sido das primeiras a tomá-la.
A produção em massa deve começar em breve.

Esta terça-feira, 11 de agosto, pode ficar para a história. A Rússia anunciou que criou “a primeira vacina” do mundo contra o novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo presidente Vladimir Putin, que aproveitou para revelar que a sua filha já a tomou.

O fármaco, que foi desenvolvido pelo Instituto Gamaleya, em Moscovo, é aprovado pelo Ministério da Saúde russo após menos de dois meses de testes em humanos.O presidente diz que a vacina garante imunidade duradoura e espera que a produção em massa comece em breve.

Ainda em agosto, as autoridades deste país já tinham garantido que a vacina é eficaz e segura, avançando outubro como o mês em que a população ia ser vacinada, sendo que a prioridade são os idosos e os profissionais de saúde. Ainda assim, há especialistas que desconfiam da vacina russa por ter sido aprovada em tão pouco tempo e apenas com cerca de dois meses de testes em humanos.

Esta segunda-feira, 10 de agosto, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, disse que os próximos três meses vão ser cruciais para acelerar a investigação de vacinas para a Covid-19, alertando que faltam pelo menos 90 mil milhões de dólares do investimento total necessário.

A pandemia já provocou mais de 733 mil mortos e infetou mais de 20 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo os últimos dados disponíveis.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT