NiTfm live

Saúde

Sexualidade: as dúvidas à distância de uma mensagem WhatsApp

Chama-se "Control Talk" e é um canal de aconselhamento sexual para os jovens, criado na app de mensagens.

As dúvidas sobre sexualidade estão à distância de uma mensagem por WhatsApp.

Segundo a WhatsApp são mais de mil milhões os utilizadores da aplicação, em todo o mundo. Isto faz dela a forma ideal para comunicar e que tem adeptos de todas as idades. Aproveitando isto a Control em parceria com a psicóloga clínica e mestre em sexologia, Vânia Beliz, criou um canal que utiliza a app para os jovens tirarem todas as dúvidas sobre sexualidade.

O tema é quase sempre delicado na adolescência: há muitas vezes vergonha em falar com os pais, professores ou amigos de questões relacionadas com a atividade sexual, a contracepção, os riscos e a prevenção dos mesmos. As primeiras dúvidas no Control Talk começam aos 13/14 anos, de acordo com Vânia Beliz, e as perguntas têm a ver com a primeira vez e que cuidados devem ter. 

Mas também os jovens adultos recorrem ao WhatsApp para colocar dúvidas. “As perguntas são na maioria sobre a performance. Os rapazes preocupam-se muito com o prazer que dão à mulher, sobre o corpo e o pénis é outra das questões. As mulheres mais com o orgasmo e formas de contracepção”, conta a psicóloga e sexóloga, à NiT.

Com cerca de mês e meio de existência, segundo Vânia Beliz “são à volta de 400 os participantes no canal, cerca de 10 pessoas por dia” com dúvidas. Acrescentando que “há muito desconhecimento na área, principalmente a ver com a gravidez e situações de risco” e que “a maioria dos jovens nunca foi a uma consulta de planeamento familiar.”

Com o Control Talk os jovens têm um serviço de aconselhamento sexual anónimo e grátis, de forma direta e rápida. Para tirarem qualquer dúvida só têm de pegar no telemóvel, adicionar o número 934 059 910 e enviar uma mensagem com o que querem perguntar. 

“O serviço não substitui uma consulta. É aconselhamento”, diz a sexóloga que em alguns casos já encaminhou pessoas para o médico.

Vânia Beliz está sempre contactável, na app, de segunda a sexta-feira, entre as 18 horas e as 20.  

O WhatsApp é grátis e está disponível para o iOS, Android e Windows Phone. Para descarregar a aplicação pode aceder ao site da app e escolher qual o modelo do seu telemóvel ou ir à AppStore, Google Play ou MicrosoftStore.