NiTfm live

Saúde

Dormir a sesta é tão saudável como reduzir o consumo de álcool e sal

Os especialistas dizem que é bom para diminuir a pressão sanguínea — o que é positivo para o coração.
Reduz a pressão arterial de forma significativa.

Uma sesta por dia, nem sabe o bem que lhe fazia. Podia ser esta a máxima do novo estudo divulgado esta quinta-feira, 7 de março, pela Sociedade Americana de Cardiologia. Os dados revelam que uma pausa para dormir a meio do dia reduz a pressão arterial — o que é saudável para o coração.

Os resultados do estudo foram divulgados no 68.º Encontro Anual da Sociedade Americana de Cardiologia. Segundo um dos autores, o médico grego Manolis Kallistratos, uma pequena dose de medicação de hipertensão baixa, em média, os níveis de pressão sanguínea entre cinco a sete milímetros de mercúrio (mmHg), enquanto uma sesta terá normalmente o efeito de baixar cinco mmHg a pressão arterial, sem ser necessária qualquer medicação.

Obviamente não estamos a encorajar as pessoas a dormir horas a fio durante o dia mas, por outro lado, não devem sentir-se culpadas se conseguirem fazer uma sesta rápida, tendo em conta os potenciais benefícios para a saúde”, explicou Manolis Kallistratos. O estudo, baseado numa amostra de 212 pessoas com uma média de idades de 62 anos, diz ainda que, por isto mesmo, uma sesta pode ser tão benéfica para o coração como reduzir o consumo de álcool e de sal.