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Saúde

Guia NiT para controlar de vez o colesterol

São dicas básicas, mas que quando não são esquecidas podem fazer toda a diferença. Tome nota e coloque-as em prática.

Entre alimentação e exercício, há várias coisas que podem ajudar.

É um problema geral e uma das maiores tragédias da humanidade: os chocolates, as gomas e os hambúrgueres. O pensamento diário é “maldita hora em que vos inventaram”, mas depois até ficamos felizes com isso — já o coração não pode dizer o mesmo.

Os problemas cardiovasculares são uma das principais causas de morte em Portugal e isso deve-se ao facto de ingerirmos demasiado sal e gordura diariamente. Entre níveis sanguíneos elevados em colesterol e triglicéridos, hipertensão arterial ou má circulação, os problemas podem ser vários.

“Para além do fator genético e hereditário que não conseguimos controlar, fatores ambientais, como a alimentação e o estilo de vida, podem ser excelentes aliados na prevenção do surgimento de doenças cardiovasculares”, explica à NiT a nutricionista Lillian Barros, autora do blogue “Santa Melancia“.

No entanto, há algumas dicas básicas que devemos fazer com regularidade que podem ajudar a controlar os níveis de colesterol. Tome nota.

Não se esqueça de fazer análises

Parece-lhe algo óbvio? Certo. Mas nem sempre é uma ação levada a sério pelas pessoas ou feita com a devida frequência. Uma pessoa saudável, e sempre problemas de saúde, deve ir ao médico, pelo menos, uma vez por ano e, em princípio, fazer analises. Caso se verifique algum problema, deve ter acompanhamento médico. O ideal é manter o colesterol LDL (mau) abaixo dos 130 e o HDL (bom), acima dos 60. No valor total, deve estar a baixo dos 200.

Opte por alimentos saudáveis para o coração

Se quer baixar o colesterol ou simplesmente mantê-lo no nível ideal, deve tentar comer menos carnes vermelhas e alimentos processados. Por outro lado, privilegie as frutas, os legumes e as leguminosas.

De acordo com Lillian Barros, “as uvas pretas, passas, alimentos ricos em potássio, como abóbora, banana ou pera, e até a infusão de folha de oliveira, são ingredientes de eleição para quem pretende controlar a tensão arterial”.

Experimente este sumo amigo do coração do livro na nutricionista, “Sumos e Águas Detox” (16€).

Ingredientes:

— Uma banana congelada;
— Meia chávena de amoras;
— chávena de espinafres;
— 100 mililitros de bebida de amêndoa;
— Uma colher de sopa de sementes de linhaça;
— Uma colher de chá de sementes de chia;
— Canela em pó (a gosto).