Saúde

DGS lança manual com dicas sobre o uso das máscaras e limpeza da roupa

Ficou disponível esta quinta-feira, 14 de maio, e pode ser consultado online por todos os portugueses.
Leia com atenção.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) tem criado documentos todas as semanas para esclarecer os portugueses sobre os cuidados a ter perante a pandemia do novo coronavírus. Esta quinta-feira, 14 de maio, juntou muitos deles num só manual, que está disponível online.

Além de apresentar as características da doença, como os sintomas e as formas de propagação, dá a conhecer regras que devem ser adotadas diariamente pela população.

“Uma vez que o SARS-CoV-2 se transmite de pessoa a pessoa, através de gotículas que podem ser inaladas ou depositar-se em superfícies ou objetos em que tocamos, é extremamente importante adotar certos cuidados”, pode ler-se na introdução do segundo capítulo.

Entre as medidas preventivas, destacam-se o distanciamento entre pessoas, a utilização de equipamentos de proteção, a higiene pessoal, nomeadamente a lavagem das mãos e etiqueta respiratória, a higiene ambiental, como a limpeza e desinfeção, e a automonitorização de sintomas, com abstenção do trabalho caso surjam sintomas sugestivos de Covid-19.

No caso do distanciamento entre pessoas, a DGS reforça que é essencial manter uma distância de pelo menos 1,5 a 2 metros das outras pessoas e, sempre que possível, trabalhar a partir de casa.

Para quem ainda não sabe exatamente como usar todos os equipamentos de proteção, o manual destaca os cuidados a ter quando se usam máscaras, viseiras e luvas. Porém, deixa um alerta sobre o último equipamento, que não é recomendado para uso na comunidade, já que o seu uso incorreto pode aumentar o risco de transmissão vírus.

“Ao tocar com as luvas em superfícies e objetos, pode promover a disseminação do vírus e, ao utilizá-las por longos períodos, pode esquecer-se e tocar com as luvas na cara”, lê-se.

O documento contém, também, as medidas de higiene pessoal e ambiental. A Direção-Geral da Saúde alerta para os cuidados a ter na desinfeção doméstica, como a descontaminação das zonas de contacto frequente (maçanetas das portas, corrimões, interruptores de luz, comandos ou teclados), e na lavagem da roupa (tanto em casa como nas lavandarias públicas).

O volume 1 deste manual online refere as medidas de prevenção a ter com o tratamento de resíduos e os sistemas de ventilação e ar condicionado, ressalvando que “em espaços fechados devem abrir-se as portas ou janelas para manter o ambiente limpo, seco e bem ventilado”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT