Saúde

DGS alerta para o calor: é essencial beber muita água e evitar bebidas alcoólicas

A diretora-geral da Saúde dirigiu-se especialmente às crianças, aos idosos, grávidas e doentes crónicos.
Atenção, atenção.

Esta semana é marcada por temperaturas bastante elevadas, o que levou a diretora-geral da Saúde a fazer um apelo especial durante a conferência de imprensa desta segunda-feira, 13 de julho. Graça Freitas alertou que “estas circunstâncias costumam estar associadas a maior morbilidade e, eventualmente, a maior mortalidade”.

Por isso mesmo, a responsável pede mais atenção” aos “grupos mais vulneráveis”, nos quais inclui crianças, idosos, grávidas e doentes crónicos.

A responsável falou em medidas básicas, como beber água ou sumos de fruta natural sem açúcar e evitar consumir bebidas alcoólicas. “A água deve ser bebida mesmo sem sensação de sede”, continuou, relembrando que isso é especialmente importante para pessoas idosas, que devem ser incentivadas a beber líquidos.

A diretora-geral da Saúde recomendou também refeições leves e a utilização de roupa larga, óculos de sol e chapéu. Alertou, ainda, para a manutenção em ambientes frescos.

O nosso corpo tem mecanismo de regulação térmica, mas precisa de ajuda”, referiu. Acrescentou também que nestes dias de maior calor devem evitar-se esforços muito grandes.

Graça Freitas dirigiu-se a quem trabalha em exterior, pedindo que se hidratem, usem roupa adequada e evitem estar expostos ao sol nas horas em que o sol está mais forte. A atividade física, explicou, também deverá ser moderada nestas alturas.

“Vai ser uma semana muito quente e esse calor vai ter influência na nossa saúde”, voltou a dizer, reforçando que os cuidados devem ser redobrados.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT