NiTfm live

Saúde

DGS alerta para temperaturas altas nos próximos dias

O calor vem aí e a Direção Geral de Saúde relembra os cuidados a ter.

As temperaturas vão subir.

Estivemos muito tempo sem calor, por isso, agora que ele está mesmo a chegar, nunca é demais lembrar que também vem com alguns riscos, e que há medidas simples que pode tomar para os minimizar. Com o tempo a melhorar significativamente nos próximos dias, a Direção Geral de Saúde alerta para a previsão de temperaturas elevadas e lembrou que o calor pode ter efeitos negativos na saúde e que a população se deve hidratar e manter as casas frescas.

Citada pelo “DN“, a DGS emitiu um comunicado onde recomenda à população que procure locais à sombra e frescos, use roupas leves, claras e soltas, chapéu e óculos com proteção contra a radiação UVA e UVB.

Recomenda ainda atenção especial aos doentes crónicos, miúdos, idosos e pessoas com mobilidade reduzida e aconselha a população a evitar zonas de poluição elevada, lembrando que “as temperaturas elevadas e a poluição do ar estão muitas vezes associadas”.

A DGS sugere que se beba água mesmo quando não se tem sede, que se evite bebidas alcoólicas e bebidas com muito açúcar e que se faça refeições frias e leves, comendo mais vezes ao dia e evitando refeições muito quentes e muito condimentadas.

É ainda aconselhado que se evite a exposição direta ao sol, especialmente entre as 11 e as 17 horas e as atividades físicas no exterior, principalmente nos horários mais quentes.

No exterior, recomenda à população que procure locais à sombra e frescos, use roupas leves, claras e soltas, chapéu e óculos com proteção contra a radiação UVA e UVB. Aconselha ainda o uso de protetor solar com índice de proteção igual ou maior do que 30 sempre que se estiver ao ar livre, renovando a aplicação a cada duas horas.

Para evitar que as casas aqueçam demasiado, a DGS sugere que, nos horários de maior calor, se corram as persianas ou portadas e, ao entardecer, quando a temperatura exterior for mais baixa do que a interior, se deixe que o ar circular pela casa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta sexta-feira uma subida das temperaturas mínimas e máximas, que vão chegar aos 33 graus em Évora e Beja, 32 em Castelo Branco, 31 em Faro e 30 em Portalegre.

Nos próximos dias, as temperaturas deverão continuar a subir.