NiTfm live

Saúde

Deco deixa o aviso: não compre este microondas — é perigoso

Segundo a plataforma, o modelo em causa apresenta risco de queimaduras para os utilizadores.
Tenha cuidado. Muito cuidado.

Os microondas facilitam imenso a nossa vida mas, aparentemente, nem todos aqueles que estão à venda no mercado são seguros. Segundo a Deco, embora a segurança dos microondas tem vindo a melhorar, há um modelo que, após ser testado pela plataforma de defesa do consumidor, é considerado perigoso e não deve ser comprado.

Trata-se do microondas com grill DAEWOO KOG 6F27,  que demonstrou chegar a uma temperatura de 92,5 graus no topo da superfície de metal revestido, apresentando riscos de queimaduras para os seus utilizadores, uma vez que o limite é de 80 graus.

O modelo em causa.

De acordo com a plataforma, as duas zonas mais críticas destes aparelhos são o topo e a porta, já que atingem temperaturas excessivas meia hora após a função grill estar a funcionar.

As normas sobre as temperaturas máximas foram estabelecidas em 2013. Em 2015, a Deco detetou cinco equipamentos que não cumpriam os requisitos de segurança térmica. Nos resultados deste ano apenas o modelo DAEWOO KOG 6F27 continuava a não cumprir.

Em 2018, a Deco reportou este resultado à Direção-Geral do Consumidor e à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, para que o modelo fosse retirado das lojas. No entanto, diz a Deco: “Até agora, não obtivemos resposta à nossa denúncia. Continua à venda, pelo que voltámos a contactar aquela entidade responsável pela segurança dos consumidores”.