NiTfm live

saúde

DECO alerta: há cremes para as mãos que causam alergias

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor analisou 18 marcas e concluiu que muitas deixam vestígios de gordura.
Foram analisadas 18 marcas.

A DECO, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, realizou um estudo com cremes para as mãos e concluiu que grande parte deles pode causar reações alérgicas. O estudo, publicado no site da defesa do consumidor esta sexta-feira, 27 de setembro, analisou 18 marcas de cremes para a pele seca.

Para muitas pessoas são de utilização diária, para outras apenas uma solução de recurso. A verdade, e outra das conclusões retiradas deste estudo, é que a maioria deixa vestígios de gordura minutos depois da sua aplicação. A DECO teve a colaboração de 30 voluntárias para este teste.

O odor também foi algo que não satisfez parte das mulheres deste estudo. A Associação encontrou ainda marcas de desreguladores endócrino, que são nocivos para a pele. É o caso dos produtos das marcas  Vasenol e Shiseido.

A DECO desaconselha o uso destes cremes a pessoas que tenham a pele sensível, já que podem vir a apresentar reações alérgicas. A associação apresentou também alguns conselhos para se proteger da pele seca. É o caso de evitar duches longos e com água muito quente e usar produtos de higiene pouco agressivos.

Pode ver todas as conclusões e os cremes em causa no site da DECO.

tags: creme, deco, mãos