Saúde

Deco alerta para batons com chumbo e outras substâncias perigosas para a saúde

Pertencem a marcas bastante populares, pelo que a probabilidade de ter em casa é elevada.
Cuidado. Muito cuidado.

Se costuma usar batom vermelho, e até tem uma coleção extensa, deve ter em conta o aviso da Deco. Num estudo publicado a 16 de dezembro, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor revelou que há três batons à venda no mercado português com suavizantes ou hidratantes que podem ser perigosos para a saúde. Ao todo, foram sete os produtos testados.

Os cosméticos em causa estão todos à venda em lojas de maquilhagem, espaços de produtos naturais e supermercados do País. Todos eles contêm vestígios de chumbo, “embora em níveis abaixo do limite tecnicamente evitável”, pode ler-se no artigo.

Em três dos batons, foram detetados MOAH (hidrocarbonetos aromáticos de óleos minerais), incluindo num produto que dizia na embalagem não ter este tipo de ingredientes, sendo até certificado pela Ecocert como “natural” e “biológico”.

Dois desses batons têm ainda na sua composição MOSH e POSH (outros componentes de óleos minerais derivados do petróleo) em quantidades superiores às consideradas seguras para a saúde dos consumidores, sendo que um deles não cumpre as recomendações da indústria. A Deco apresentou as conclusões ao Infarmed, a entidade responsável pelo controlo de cosméticos em Portugal.

Os ingredientes encontrados nestes batons podem “implicar risco de mutações genéticas e tumor” quando ingeridos, um cenário provável no caso dos batons, explica a Deco. O objetivo da associação é que a legislação passe a exigir que sejam indicadas as quantidades de metais pesados nos rótulos, incluindo os limites seguros para a presença de MOAH, POSH e MOSH.

Carregue na galeria para conhecer os três batons que podem ser nocivos para a saúde, segundo o teste da Deco.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT