Saúde

Cuidado com este kit de maquilhagem — ele é perigoso para a saúde

O alerta para o produto da marca Claire’s, direcionado para miúdos, foi dado pela Deco Proteste.

Atenção: o produto tem amianto.

Um kit de maquilhagem para miúdos da marca Claire’s está a ser retirado do mercado. É que, de acordo com a Deco Proteste, o produto contém vestígios de amianto. Num ano, este já é o terceiro produto da marca classificado como de “risco elevado”.

Estamos a falar de um estojo de maquilhagem com sombras, blush, batom, pó compacto, rímel e lápis de olhos. O kit já está esgotado nas lojas portuguesas. No entanto, a entidade pede que veja se o tem em casa e, caso se confirme, para entregá-lo na loja mais perto para que seja destruído.

É este o kit.

“O kit de maquilhagem da Claire’s vem numa embalagem roxa em forma de coração. Os vestígios de amianto foram encontrados, sobretudo, nos lotes e códigos de barras 04/17, 38783, 5053264387832”, diz a Deco através do seu site oficial.

Lembre-se de que o amianto é uma fibra natural proveniente de vários minerais. Pode ser perigoso para a saúde se as suas fibras forem inaladas, uma vez que elas se alojam nos pulmões, onde podem permanecer durante décadas e causar danos irreversíveis.

De acordo com esta entidade, as consequências da inalação deste tipo de materiais podem surgir entre 10 a 60 anos após o contacto e podem resultar em fibrose pulmonar, cancro do pulmão e mesotelioma, um tipo de tumor maligno localizado na zona pleura, peritoneu e pericárdio.