NiTfm live

Saúde

Costuma ter dores de cabeça? Esta página no Facebook pode ajudar

Este domingo, às 18 horas, vai haver um debate em direto com várias dicas para combater a cefaleia.
É um problema que afeta muitos portugueses.

A pandemia de Covid-19 obrigou a alterar a rotina de todos os portugueses, o que pode gerar alguma ansiedade e, consequentemente, cefaleias. Por isso mesmo, está marcada uma conversa online que explica como prevenir ou diminuir a frequência destas crises. 

A cefaleia é o nome genérico dado a uma dor localizada na cabeça ou na região superior do pescoço (região cervical). A primária, que é também a mais frequente, engloba vários tipos de dores de cabeça, como a enxaqueca.

A imprevisibilidade do seu aparecimento “suscita nos doentes uma grande revolta e dificuldade em planear as suas vidas pessoais, familiares, sociais e profissionais”, explica Madalena Plácido, presidente da MiGRA Portugal (Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias), que vai participar na conversa.

Sob o tema “Cefaleias na Quarentena” esta iniciativa, que conta também com a participação de Elsa Parreira, presidente da Sociedade Portuguesa de Cefaleias (SPC), vai abordar também a alimentação, os hábitos de sono e a interferência dos telemóveis e outros aparelhos digitais — todos estes elementos podem ter influência.

A conversa está marcada para este domingo, 5 de abril, às 18 horas, em direto na página de Facebook da MiGRA.