Saúde

Confirmado o segundo português infetado com o novo coronavírus

A notícia foi avançada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros esta quinta-feira, 27 de fevereiro.
Ainda não há pormenores sobre o segundo português infetado.

Depois de Adriano Maranhão, o homem de 41 anos que estava a bordo do navio de cruzeiros Diamond Princess, há mais um português confirmado com o novo coronavírus no estrangeiro. A notícia foi avançada na noite desta quinta-feira, 27 de fevereiro, por Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros.

“Há um reduzido número de portugueses que, por sua vontade, permanecem na cidade chinesa de Wuhan e a informação que tenho é que todos se encontram bem. Há um cidadão português internado num hospital no Japão que é tripulante de um navio de cruzeiro e que está a receber tratamento”, começou o ministro.

Em declarações aos jornalistas, Agusto Santos Silva acrescentou: “Há outro cidadão português nas mesmas circunstâncias. Três tripulantes portugueses que ainda estão a bordo desse navio de cruzeiro e todos eles têm sido submetidos a testes que têm dado sempre resultados negativos, portanto estão bem.”

Ainda não há mais pormenores sobre o segundo caso. Adriano Maranhão, o primeiro português diagnosticado com o novo coronavírus, foi transferido na terça-feira, 25 de fevereiro, para o hospital Fujita University Health Hospital na cidade de Osaka, Japão.

Em entrevista à SIC Notícias esta quinta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que Portugal está preparado para enfrentar um cenário igual ao italiano, o país mais afetado pela infeção na Europa. “Neste momento, estamos numa fase que se designa de contenção alargada: estamos preparados para um cenário igual ao que está a acontecer em Itália. O que, de acordo com uma previsão de risco normal, é provável que aconteça”, garantiu.

Em Portugal houve um total de 52 casos suspeitos até agora, 36 dos quais negativos, estando os restantes 16 a aguardar os resultados das análises. Ainda não há nenhum paciente confirmado com o novo coronavírus no País.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT