NiTfm live

Saúde

Este cobertor imita um abraço (e deixa-nos mais felizes)

É mais pesado do que o habitual e tem propriedades calmantes tanto para os adultos como para os mais pequenos. Está à venda no Ebay e na Amazon.

O cobertor é feito de bolas de plástico

Chama-se weighted blanket e é um cobertor terapêutico mais pesado do que os típicos cobertores. Se preferir, também pode dizer que é um cobertor contra a ansiedade, uma vez que tem propriedades calmantes que aliviam o stress e ainda ajudam a regular o sono. No fundo, pode ser um novo melhor amigo: aquece e deixa-o mais tranquilo.

O cobertor é feito de bolas de plástico idênticas às que são usadas nos peluches e é por isso que é tão pesado. 

Neste caso, o peso é uma vantagem, já que é distribuído de forma igual por todo o comprimento e isso faz com que o cobertor provoque uma sensação de abraço. Como? Ao pressionar o corpo de forma suave mas firme, liberta ocitocina —  a chamada hormona do amor que reduz a pressão arterial, — e, consequentemente, mantém o ritmo cardíaco controlado e ainda dá uma sensação de relaxamento.

Além disso, o facto de ser pesado também faz com que não tenhamos de estar sempre a puxar o cobertor para cima durante a noite.

É este o aspeto do famoso cobertor

Mas há mais: como o cobertor faz pressão em zonas específicas do corpo, faz com que haja uma libertação de serotonina no cérebro — uma hormona importante para o sistema nervoso central, uma vez que regula a temperatura corporal, o humor, o sono e até o apetite, e ainda inibe sentimentos de raiva e stress. No fundo, deixa-nos mais felizes.

Como este super cobertor permite dormir num ambiente mais confortável, também há uma maior libertação de melatonina, a hormona responsável por regular os ciclos de sono.

Entre os vários benefícios, ainda se destaca o facto de poder ajudar em casos de doenças como o Alzheimer ou o autismo.

O cobertor não é tóxico, é 100 por cento de algodão e está disponível para adultos ou crianças em vários tamanhos, pesos e cores. Mas atenção: o ideal é que o cobertor tenha, pelo menos, dez por cento do peso de quem o vai usar. Pode encontrá-lo à venda no Ebay e na Amazon a partir dos 100€.