NiTfm live

Saúde

Chegaram as cápsulas de canábis para emagrecer — e o governo aprova

As cápsulas estão à venda nas lojas Girassol, em Lisboa e Aveiro, assim como no site da marca.
Este produto existe mesmo.

Não é através de dietas restritivas e de uma alimentação à base de detox que vai conseguir emagrecer. Ou, pelo menos, manter o peso a longo prazo. A fórmula é simples: ter uma alimentação equilibrada, treino moderado, boas noites de sono e dez minutos diários para relaxar. Ainda assim, não tem de recusar todas as ajudas extra. A mais recente é um produto com canábis na sua composição. Chama-se Cannabis Formula+Fucus e está disponível desde abril na loja de produtos naturais e dietéticos Girassol.

Apesar de o consumo da erva ser imediatamente associado ao aumento da fome, o suplemento alimentar da marca PhytoGold — que utiliza óleo das sementes da canábis como princípio ativo — promete provocar uma maior sensação de saciedade e contribuir com propriedades laxativas, que ajudam a emagrecer. 

O novo produto da PhytoGold.

O seu uso não está associado a nenhum efeito alucinogénico. Em junho de 2018, por exemplo, o Ministério da Agricultura esclareceu que a comercialização deste género alimentício é permitida “desde que o teor de tetrahidrocanabinol (THC) não exceda 0,2 por cento na planta”.

A embalagem com 30 cápsulas custa 38,08€ e está à venda no site da Girassol, assim como nas lojas físicas da marca em Lisboa e Aveiro. O espaço na capital foi inaugurado em setembro de 2018. A estratégia de expansão da empresa foi idealizada por Marcos Torres, 34 anos, para manter viva a memória do avô, António Gouveia Torres, que foi diagnosticado com cancro no cólon, em 1982.

Na altura, os médicos disseram que teria apenas seis meses de vida. Por isso, decidiu tratar a doença com o método tradicional, mas não só. Seguiu uma dieta à base de produtos naturais e compostos a partir de plantas. Ao contrário do que era esperado, recuperou a saúde e abriu uma loja, em 1984, em Aveiro, para vender os produtos que acredita ter ajudado na sua cura.

O objetivo era que outras pessoas pudessem seguir o mesmo caminho e complementar o tratamento médico com suplementos alimentares, homeopatia e plantas medicinais — “uma forma de purificar o organismo de toda a parte química”.

A loja de Lisboa fica na Avenida Defensores de Chaves.

“O meu avô morou muitos anos em Angola. Naquele país, era chamado de calunguembia, que significa ‘o homem que gostava de ver nascer o sol’. Foi esse mesmo sol que lhe deu força quando foi diagnosticado com o cancro e que inspirou o nome da loja”, conta à NiT Marcos Torres, o atual responsável pela Girassol.

Antes de morrer, aos 82 anos, o avô deixou o legado da família nas mãos do neto, que lançou uma plataforma online para a comercialização dos produtos em todo País e estabeleceu parcerias com profissionais da saúde nas áreas de homeopatia, osteopatia, naturopatia, mesoterapia e nutrição. No total, são vendidos nove mil produtos a um preço competitivo.

Uma das características de que distingue a loja, segundo Marcos Torres, é o facto de os clientes terem acesso a acompanhamento de profissionais com formação especializada naquelas áreas.

A nova loja da Girassol Produtos Naturais ocupa o número 91 A da Avenida Defensores de Chaves, em Lisboa, com uma gama de suplementos alimentares, produtos dietéticos e biológicos, que se estende da área da alimentação à beleza e cuidado pessoal.