NiTfm live

Saúde

Chá e maçãs são os ingredientes perfeitos para combater o cancro — diz estudo

A conclusão desta equipa de cientistas australianos teve por base a análise de mais de 50 mil voluntários.
Não esqueça de incluir a maçã na lista de compras.

Consumir chás e maçãs faz parte de qualquer dieta saudável. São leves e contribuem para a saciedade ao longo do dia. A novidade agora é que um estudo de investigação da Universidade Edith Cowan — que fica na cidade de Perth, na Austrália — concluiu que estes dois ingredientes ajudam a impedir o aparecimento de tumores e doenças cardíacas.

A investigação científica teve por base na análise de dados relacionados com a alimentação de mais de 50 mil voluntários dinamarqueses ao longo de 23 anos e as conclusões foram publicadas na revista “Nature” a 13 de agosto.

Os cientistas australianos perceberam que as pessoas que habitualmente consumiam quantidades moderadas e altas de produtos ricos em flavonóides — compostos encontrados em alimentos e bebidas à base de vegetais — estavam mais protegidas contra o cancro e as doenças cardíacas.

“Dada a grande população desse trabalho e o número relativamente grande de óbitos, pudemos observar as associações entre a ingestão de flavonóides e a mortalidade em subgrupos com maior risco de mortalidade precoce: fumadores e consumidores de quantidade elevadas de álcool”, explicou Nicola Bondonno, uma das autoras do estudo e professora da Universidade de Edith Cowan, ao jornal “Correio Braziliense“.

A investigadora acrescentou que é importante notar que o consumo de flavonóides não neutraliza todo o risco de morte aumentado pelo tabagismo e pelo alto consumo de álcool. 

O estudo concluiu ainda que os pacientes que consumiram cerca de 500 miligramas de flavonóides por dia tiveram menor risco de cancro ou morte relacionada com doença cardíaca.

A autora chama a atenção para a importância de ingerir o composto de forma variada. Segundo Nicola Bondonnno, essa quantidade é facilmente obtida através de uma dieta que inclua: uma chávena de chá; uma maçã; uma laranja; 100 gramas de mirtilos e 100 gramas de brócolos, por exemplo.