NiTfm live

saúde

Carne de vacas com tumores pode ter chegado a Portugal

Imagens de um matadouro polaco colocaram a União Europeia em alerta. ASAE reforçou o controlo em vários pontos de distribuição
A ASAE está em alerta.

Portugal pode ser um dos nove países da União Europeia que recebeu carne de vaca com tumores. Uma reportagem do canal polaco TVN24 divulgou imagens de um matadouro naquele país em que a carne tinha claros sinais de feridas e de não estar em condições para consumo. A Polónia é um dos principais produtores deste tipo de carne na Europa e exporta 85% do que produz.

Segundo o jornal “Público”, a União Europeia está em alerta. O Ministério da Agricultura confirmou que foi reforçada a fiscalização, mas por enquanto não foi detetado nenhum problema em Portugal. As imagens do matadouro, que fica a 100 quilómetros da capital Varsóvia, foram captadas de forma clandestina e divulgadas pelo canal no sábado, 26 de janeiro.

Esta quarta-feira, 30 de janeiro, a “Euronews” revelou que Portugal é um dos países de destino desta carne, assim como a Espanha, Roménia, Suécia, Estónia, Finlândia, França, Hungria, Lituânia. O comissário europeu responsável pela segurança alimentar, Vytenis Andriukaitis, já pediu aos estados membros para tomarem medidas extraordinárias.

Em Portugal, a ASAE reforçou o controlo em vários pontos de distribuição e, até ao momento, não há registo de ter sido encontrada carne contaminada. Já a Direção-Geral de Alimentação Veterinária também está mais atenta aos matadouros.