NiTfm live

Saúde

Bebé Matilde vai ser operada esta sexta-feira

Os pais garantem que a intervenção nada tem que ver com o medicamento milagre, nem com a Atrofia Muscular Espinal tipo 1.
Tem apenas cinco meses.

Nas últimas semanas, todas as publicações feitas no Facebook pelos pais de Matilde têm sido de esperança e positivismo. No entanto, esta quinta-feira, 12 de setembro, não foi isso que aconteceu: o dia em que fez cinco meses ficou marcado pela notícia de que terá de ser operada já na manhã desta sexta-feira, dia 13.

“Os papás de vez em quando notavam alterações nos meus olhinhos, mas tem sido mais frequentes nas últimas semanas, e a minha cabecinha também. Apesar de eu estar bem e continuar a reagir bem à medicação. Hoje vim fazer um TAC para despistar uma possível pressão intra craniana, que confirmou isso mesmo, o líquido não está a conseguir circular bem na minha cabecinha”, escrevem os pais, Carla e Miguel Sande.

Os mesmos exames médicos detetaram que aquilo que pode estar a provocar pressão é um quisto congênito.

“A parte menos má, é que tem tratamento e vou ficar bem… mas os papás estão tão angustiados, vão operar a minha cabecinha e eu sou tão pequenina”, pode ler-se.

Carla e Miguel Sande esclarecem, também, que esta situação não está relacionada com a Atrofia Muscular Espinal Tipo 1 — a doença de que Matilde Sofre —, nem com a toma do Zolgensma — o medicamento mais caro do mundo (cerca de dois milhões de euros) e que pode salvar a bebé. A publicação já tem mais de 29 gostos, dez mil comentários e de mil partilhas, gerando, mais uma vez, uma corrente de boa sorte.

Olá meus queridos Hoje faço 5 mesinhos, estou muito crescida e cada vez mais ativa 🤗Mas era suposto ser um dia…

Publicado por Matilde, uma bebé especial em Quinta-feira, 12 de setembro de 2019