NiTfm live

Saúde

Barreiro tem pavilhões com camas — 23 para descanso dos profissionais de saúde

O município também vai ter uma área de atendimento para casos suspeitos de Covid-19.
Há 193 camas disponíveis.

A Câmara Municipal do Barreiro tem vindo a adaptar-se à chegada da Covid-19, assim como muitas outras autarquias. Uma das medidas adotadas foi a instalação de 193 camas para apoiar logisticamente esta operação.

Como explicam na página de Facebook oficial, 50 foram colocadas na Escola Augusto Cabrita, 40 na Escola Álvaro Velho e 50 na Escola Santo António. Há, ainda, 30 camas na Escola Mendonça Furtado que são, especificamente, para apoio pediátrico. Já no espaço Paivense existem 23 camas para descanso dos profissionais de saúde.

A CMB tem instalado, para apoiar logisticamente toda a operação, 193 camas distribuídas da seguinte forma pelo…

Publicado por Município Do Barreiro em Domingo, 29 de março de 2020

Num momento em que o município tem 17 casos confirmados do novo coronavírus, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, decidiu também criar uma área dedicada à comunidade para atendimento médico aos casos suspeitos de Covid-19. Começou a funcionar esta segunda-feira, 30 de março.

É uma área composta, no mínimo, por duas salas de observação, com áreas de receção, de espera e instalações sanitárias separadas dos doentes sem suspeita de estarem infetados com o novo coronavírus. O ADC — Comunidade é composto por médico, enfermeiro, assistente operacional, administrativo e equipa de limpeza.

“Serão realizadas consultas médicas onde poderão ser prescritos testes de diagnóstico ao para serem realizados em laboratório de análises devidamente credenciado e indicado pelos profissionais”, pode ler-se no site oficial da autarquia.

“Apenas as pessoas que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse (persistente ou agravamento de tosse habitual), ou febre (temperatura superior ou igual a 38 graus), ou falta de ar/dificuldade respiratória, poderão ser considerados suspeitos de Covid-19, pelo que podem dirigir-se ao ADC — Comunidade”, acrescenta.

Os utentes podem deslocar-se ao ADC mas, preferencialmente, devem contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24), que dará todas as indicações necessárias, ou através do telefone com a unidade funcional a que pertence — os contactos estão disponíveis online.

O Pólo de Saúde de Coina, criado pelo Agrupamento de Centros de Saúde Arco Ribeirinho, vai funcionar todos os dias úteis, incluindo sábados e domingos, entre as 8 e as 20 horas, na Rua Real Fábrica do Vidro, em Coina. O número de telefone é o 212 101 376.