NiTfm live

Saúde

Tomar banho quente queima tantas calorias como uma caminhada de 30 minutos

Foi o que revelou uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Loughborough, na Inglaterra.
Tomar banho nunca foi tão bom.

Se quer perder peso, mas não troca uma boa noite de descanso por um ginásio lotado, esta notícia é para si. Pesquisadores ingleses descobriram que tomar banho de imersão durante uma hora queima a mesma quantidade de calorias do que uma caminhada de meia hora.

Atenção: não estamos a falar de tomar um duche. O estudo feito pela da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, indicou que a imersão em água quente ou sauna é o que traz benefícios para a saúde. O hábito não só ajuda a perder peso como pode ser fundamental para a saúde física e mental, principalmente para as pessoas que não podem praticar exercícios.

A experiência foi feito com 14 voluntários divididos em dois grupos: metade pedalou em bicicleta durante uma hora e outra ficou o mesmo período a descansar na banheira com água a 40ºC.

Andar de bicicleta queimou mais calorias. No entanto, o banho quente teve um gasto calórico igual a uma caminhada de meia hora. Tudo por causa do aquecimento passivo (e relaxante). O estudo também revelou que durante este tempo, os participantes tiveram os níveis de açúcar no sangue dez vezes menor do que aqueles que pedalaram, 24 horas depois do teste.

“Nós também notamos mudanças semelhantes na resposta inflamatória. A resposta anti-inflamatória ao exercício é importante, pois ajuda a nos proteger contra infecções e doenças, mas a inflamação crónica está associada a uma capacidade reduzida para combater as doenças. Isto sugere que o aquecimento passivo repetido pode contribuir para reduzir a inflamação crónica”, disse Steve Faulkner, cientista que integrou a pesquisa, ao site “The Conversation“.