Saúde

Ashley Graham: a modelo plus size mostra a (dura) realidade do pós-parto

A americana de 32 anos foi mãe de Isaac a 18 de janeiro. Está a ser elogiada pelas suas partilhas sinceras desde então.
Tem mais de 10,6 milhões de seguidores.

Se há alguém que tem vindo a quebrar tabus é Ashley Graham. Nos últimos anos, a modelo plus size norte-americana tornou-se uma voz ativa na divulgação do positivismo do corpo, defendendo a representação de tamanhos grandes na indústria da moda. Aprendeu a lidar com as suas curvas e, desde então, foi capa de populares revistas como a Vogue, Harper’s Bazaar, Glamour, e a Elle.

Às 18 horas de 18 de janeiro a sua vida mudou para sempre. Foi em casa, num parto natural, que deu à luz o primeiro filho, Isaac, fruto da sua relação com o cineasta Justin Ervin, com quem está casada há nove anos.

View this post on Instagram

I remember holding Isaac for the first time and telling Justin, “Now we’re family forever” I have so many reasons to be grateful; all of the love and support from this amazing community, an incredible husband, and a beautiful baby who has opened my eyes to just how amazing this world really is. @mrjustinervin and Isaac, thank you for being my favorite @prettybigdealpod guests so far ❤️

A post shared by A S H L E Y G R A H A M (@ashleygraham) on

“Agora que dei à luz e que o fiz de forma natural, sinto que não há nada que não consiga fazer,” afirmou. “Não há nada que possa surgir e que me faça pensar ‘é demasiado difícil. Não consigo lidar com isso’. Passei por um trabalho de parto natural de seis horas.”

Desde esse dia que tem vindo a partilhar fotografias da realidade do pós-parto, tendo-se tornado num exemplo a seguir para várias mulheres, que muitas vezes têm de ultrapassar esta fase sozinhas, como refere em algumas das suas publicações.

A 8 de março, por exemplo, a propósito do Dia da Mulher, publicou uma imagem do parto que recebeu milhares de gostos e comentários com elogios. 

“Esta é a face da minha maior força”, escreveu Graham na legenda no Instagram para os seus mais de 10,6 milhões de seguidores. “A maior dor que já conheci e a maior conquista que já consegui. Neste Dia Internacional da Mulher, entenda que, apesar de qualquer sofrimento ou provação que todos experimentamos como mulheres, também somos fortes, poderosas e capazes de alcançar a grandeza.”

A primeira fotografia que a modelo partilhou após o parto foi a 11 de fevereiro. Surge em frente ao espelho, de calções e top curto, sem preconceitos.

“Depois destes anos na moda nunca poderia imaginar que as peças de lingerie descartáveis iriam ser as minhas preferidas do momento”, disse, referindo que, normalmente, ninguém fala destas coisas pelas quais as mães têm de passar.

E continuou: “Queria mostrar-vos que não é tudo um arco-íris e borboletas. Tem sido duro”, confessou.

Outro dos tabus que tem tentado quebrar é a amamentação, especialmente nos locais públicos. Também em fevereiro, dois dias depois da última publicação, mostra-se serena num café com o recém-nascido a mamar, sem necessidade de se tapar.

Os elogios multiplicaram-se em segundos, muitos deles de caras conhecidas, como a atriz Bruna Marquezine e a cantora Demi Lovato, que recentemente participou no podcast de Graham, “Pretty Big Deal”.

Há também um vídeo de Ashley Graham durante uma viagem de Uber a retirar leite com uma bomba. “Agora eu bombeio antes que os meus seios explodam”, revelou.

View this post on Instagram

☕️&🥛

A post shared by A S H L E Y G R A H A M (@ashleygraham) on

No entanto, a fotografia que gerou mais interações — positivas e negativas — foi a imagem onde mostrou o seu corpo sem filtros. Pode ver-se as estrias resultantes da gravidez, que mostra com orgulho. “Eu mesma. Algumas novas histórias”, escreveu na descrição da imagem, que tem mais de um milhão de gostos e 19 mil comentários.

“Por isso é que gosto de ti. Não tens medo de mostrar a realidade”, lê-se entre os vários comentários. “O post mais lindo de sempre”, disse outra pessoa.

View this post on Instagram

same me. few new stories.

A post shared by A S H L E Y G R A H A M (@ashleygraham) on

Segundo Ashley Graham, ninguém fala sobre a recuperação e a cura que as pessoas passam, daí muitas mães caírem em depressões profundas. A modelo plus size, que ganhou 20 quilos com a gravidez, quer mostrar que as mudanças são normais — e que as outras mulheres não estão sozinhas.

Na última fotografia viral sobre o pós-parto que publicou no Instagram, a 29 de fevereiro, surge no corredor de uma loja Staples a mudar a fralda ao filho, que tem pouco mais de um mês. “Graças a Deus que me lembrei de colocar o tapete de troca no saco de fraldas”, brincou.

Ashley Graham tem também sido o rosto de vários projetos no mundo da moda, sendo que se prepara para lançar uma linha de vestidos de noiva para todos os tamanhos, que vai estar disponível em Portugal. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT