NiTfm live

Saúde

As reservas de sangue estão a acabar e vai poder doar no shopping

A 26 e 27 de fevereiro vai decorrer uma nova campanha de Recolha de Sangue no Alegro Montijo.
Uma importante dádiva.

Todos podem ajudar, desde que cumpram os critérios básicos de idade (maioridade), peso (mais de 50 quilos) e saúde. Com as reservas de sangue do País muito baixas, há uma nova campanha num shopping, o que pode tornar este gesto tão importante mais acessível a muitos.

Nos próximos dias de 26 e 27 de fevereiro, decorre uma nova campanha de Recolha de Sangue no Alegro Montijo, em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

O IPST regressa ao Alegro com uma nova iniciativa de recolha de sangue e também para registo de dadores de medula óssea. “Numa época em que as reservas de sangue estão muito abaixo do recomendado, o apelo à solidariedade é fundamental”, alertam as entidades.

O instituto lembra que o processo de doação de sangue é simples e demora cerca de 25 minutos. Pode doar quem tiver mais de 18 anos, hábitos de vida saudáveis e um peso igual ao superior a 50 quilos. Caso estejam cumpridos estes critérios, o dador apenas tem de preencher um formulário e ser submetido a uma triagem médica. Se estiverem reunidas todas as condições, será iniciado o processo de recolha de sangue. No local estarão disponíveis mais informações.

A unidade de recolha do Instituto Português do Sangue e da Transplantação vai estar no Alegro Montijo entre as 15 e as 20 horas, no parque de estacionamento exterior, junto da entrada da Praça Redonda, para que todos possam contribuir.