Saúde

Amazon vai entregar kits de teste de 15 minutos para a Covid-19

Após validados, serão distribuídos por todo o Reino Unido, a todos os que apresentem sintomas e estejam em isolamento.

A estratégia britânica no combate ao novo coronavírus sofreu uma reviravolta. Depois de apostar na imunidade de grupo como forma de parar a doença, o primeiro-ministro, Boris Johnson, anunciou as primeiras medidas de isolamento social coletivo. Seguem-se os testes em massa e, nos próximos dias, prevê-se que sejam entregues milhares de kits que dão resultados em apenas 15 minutos.

Os testes, segundo o “The Guardian”, ainda precisam de ser validados, mas assim que isso acontecer, serão colocados à venda ou distribuídos pela Amazon — o retalhista online comprometeu-se a ficar encarregue de parte da distribuição —, diretamente em casa de todos os que mostrem sintomas e estejam em isolamento. O objetivo passa por ter uma ideia mais clara da disseminação do vírus pela população, numa altura em que o Reino Unido regista mais de sete mil infetados e 433 mortos.

“Comprámos milhões de testes. Trata-se de um novo produto e temos que perceber se fazem exatamente o que dizem fazer. Assim que forem testados, ainda esta semana, serão distribuídos pela comunidade”, nota o diretor do serviço nacional de doenças infecciosas, Sharon Peacock. O novo teste que assegura dar resultados em apenas 15 minutos é uma espécie de teste de gravidez: precisa de uma gota de sangue que depois é analisada e indica se o indivíduo está ou não infetado com a Covid-19.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT