NiTfm live

Saúde

Alimentos da Auchan já têm uma escala que ajuda a fazer escolhas saudáveis

A medida foi anunciada a 14 de outubro e vai ser aplicada em mais de duas mil referências até meados de 2020.
A fruta tem categoria "A".

Se nunca se conseguiu habituar a ler os rótulos das embalagens, temos boas notícias para si. A partir deste mês, os produtos de marca própria da Auchan vão passar a ter uma pontuação nutricional que pretende ajudar os clientes a tomar decisões certas na hora de comprar os produtos.

O Nutri-Score é um sistema que classifica os alimentos do “A” ao “E” e do verde ao vermelho. A interpretação é simples: a primeira letra do abecedário está a verde e indica que o produto em questão tem as melhores qualidades nutritivas — aqui inserem-se alimentos como a água, legumes, frutas e peixe, privilegiando ingredientes como as fibras e as proteínas.

É esta a escala.

Já a categoria “E” está a vermelho e representa o extremo oposto da escala. Aqui estão, por exemplo, os queijos gordos, bolos, enchidos e doces mais calóricos, com um elevado teor de ingredientes que deve limitar — gorduras saturadas, açúcares e sal são alguns deles.

O diretor de marca própria da Auchan Retail Portugal revelou que o sistema pretende “aumentar a transparência” e é suportado por “evidências científicas” que deverão ajudar os consumidores a fazer escolhas mais saudáveis. Rui Oliveira acrescenta ainda que a empresa planeia ter mais de duas mil referências com o Nutri-Score até meados de 2020.

Esta medida já foi aplicada nas lojas da Auchan em vários países europeus, como França, Bélgica, Espanha e, mais recentemente, a Alemanha. O sistema de avaliação nutricional vai ser aplicado gradualmente a todas as embalagens dos produtos da marca Auchan, mas já pode ser consultado na plataforma online da empresa — basta escolher um produto e procurar o Nutri-Score na tabela de “características”.