Saúde

Açores estão perto de se tornar a primeira zona do País a eliminar a Covid-19

Há já 122 recuperados nas ilhas do arquipélago. Os casos de infeção ativos estão todos a recuperar em casa.
Podem ser os primeiros.

Esta terça-feira, 26 de maio, o arquipélago dos Açores tinha apenas seis casos ativos de Covid-19, estando perto de se tornar a primeira zona do País livre da infeções pelo novo coronavírus. Nenhum dos doentes está internado, encontrado-se a recuperar em casa.

Segundo uma reportagem da “TVI” transmitida na manhã desta terça-feira, a região registou um total de 146 casos, estando agora 122 recuperados, dados que não estão refletidos no último relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS), que dá conta de apenas 135 casos positivos no total. Também o número de mortes é 16, contrariamente aos 15 que o boletim apresenta, garante a estação.

Dos seis casos ativos, um regista-se na ilha do Pico e os outros cinco em São Miguel. Os resultados das milhares de análises feitas nos laboratórios do arquipélago não revelam novos infetados há vários dias — além disso, os últimos dois casos que foram tornados públicos deverão ser falsos positivos, segundo a “TVI”.

Numa região com cerca de 250 mil habitantes, já foram feitos 20 mil testes de diagnóstico. Em São Miguel, foram feitas 1500 análises nos últimos dias aos alunos e professores que vão retomar as aulas sujeitas a exames nacionais. 

O arquipélago pretende retomar a mobilidade interna a partir de sexta-feira, 29 de maio. As ligações entre as ilhas foram paradas em meados de março. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT