NiTfm live

Saúde

Beber dois copos de vinho antes de ir dormir pode ajudar a emagrecer

Cientistas de duas universidades norte-americanas comprovaram os benefícios da bebida.
Is this real life?

Há uma boa notícia para quem prefere um copo de vinho a uma aula de cardio. Beber dois copos da bebida pode ajudar a emagrecer. Parece bom demais para ser verdade, mas há uma explicação.

Segundo dois estudos realizados por cientistas da Universidade Estadual de Washington e de Harvard Medical School, nos EUA, no vinho tinto existe um químico chamado resveratrol — um polifenol que ajuda a transformar a teimosa gordura branca em bege, que é mais fácil de ser eliminada pelo organismo.

Segundo o professor e cientista da Universidade Estadual de Washington, Min Du, fazer este tipo de conversão da gordura auxilia na queima dos lípidos, ajuda a manter o corpo em equilíbrio e a prevenir a obesidade e a disfunção metabólica.

O resveratrol está presente principalmente na casca e na semente da uva roxa e age como antioxidante. Ele também é encontrado na maioria das frutas escuras como amoras, morangos e mirtilos.

Uma outra pesquisa feita em Harvard (EUA) analisou 20 mil mulheres ao longo de 13 anos e encontrou uma ligação entre a bebida favorita do deus Baco e a perda de peso. Aquelas que bebiam dois copos de vinho diariamente tinham 70 por cento menos probabilidade de estar acima do peso.

E porque é melhor beber o vinho tinto antes de dormir? Porque um estudo realizado pela Universidade Estadual do Arizona (EUA), em 2012, observou os efeitos do resveratrol nas abelhas e descobriu que ele ajuda a reduzir o apetite. Assim, quem consumisse as duas taças teria menor probabilidade de atacar o frigorífico para um lanche noturno.

Se preferir evitar as bebidas alcoólicas, pode comer uma porção de uvas, mirtilos e morangos. Estas frutas também são ricas no composto e trazem os mesmos benefícios à saúde.