Saúde

6 razões para beber água com limão todas as manhãs

Vai ficar com uma pele mais bonita e ainda ajuda a perder peso. A lista tem outras coisas boas.

Uma gotas de limão podem fazer milagres.

Amanhã quando acordar, não pegue logo no telemóvel, nem vá tomar banho e preparar o pequeno-almoço. Antes de tudo isso, faça uma coisa muito simples que lhe vai trazer mais benefícios do que imagina: beber um copo de água com umas gotas de limão.

A água com limão limpa o organismo e elimina as toxinas acumuladas. É precisamente por isso que a melhor altura do dia para beber água com limão é a manhã, já que o nosso corpo acumula toxinas durante o dia mas também durante a noite.

É verdade que o organismo é capaz de eliminar as toxinas sozinho, através das funções de órgãos como os rins, intestinos e o fígado. Contudo, o limão pode ajudar nesse processo e noutros. A NiT e a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, dizem-lhe quais são as principais.

1. Se tem dificuldades na digestão, este é o seu novo melhor amigo

“A estrutura atómica do limão é semelhante à dos fluidos digestivos, induzindo a produção de bílis pelo fígado. Isto quer dizer que vai aliviar os sintomas de indigestão”, defende a nutricionista.

2. Fortalece o sistema imunitário

O limão é fonte de vitamina C, uma vitamina antioxidante que protege as células dos radicais livres e fortalece o sistema imunitário.

3. O truque mais simples para uma pele saudável

Os antioxidantes presentes no limão combatem os danos provocados pelos radicais livres. Por outras palavras, retardam o envelhecimento precoce da pele. A vitamina C presente neste alimento também é importante para a produção de colagénio, uma proteína que dá firmeza e elasticidade à pele.

Simples e milagroso. Que maravilha.

4. Sabia que água com limão ajuda a prevenir pedras nos rins?

“O ácido cítrico pode ajudar a prevenir o aparecimento de pedras de oxalato de cálcio nos rins. E beber água com limão é uma forma de ingerir ácido cítrico e água, ambos importantes para a prevenção de pedras nos rins”.

5. A energia extra de que precisa está aqui

Sabe aquela hora de preguiça que acontece sempre depois de uma refeição? Pois é, o sumo de limão pode dar ao seu corpo a energia extra de que precisa para não parecer que está sonâmbulo.

“Além disso, também ajuda a reduzir a ansiedade e depressão — apenas o cheiro a limão pode ter um efeito calmante no sistema nervoso.”

6. Quer perder peso? Este é o seu melhor aliado

Na perda de peso há dietas que podem ser verdadeiras dores de cabeça. Boas notícias: há formas mais simples (e menos dolorosas) de conseguir perder peso. Segundo Bárbara de Almeida Araújo, algumas teorias indicam que o limão pode ajudar a emagrecer, uma vez que a fibra presente no alimento é uma fibra solúvel (pectina) que promove uma sensação de saciedade. Ou seja, beber um copo de água com limão vai ajudar a sentir-se cheio durante mais tempo. Resultado: vai comer menos. Parece-lhe bem?

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo