NiTfm live

Saúde

6 infusões secretas para acabar com a barriga inchada

Há uma sugestão para beber logo de manhã, outra no final das refeições e, ainda, uma que deve ingerir antes de ir dormir.
Vai querer tomar nota de todas.

Ulmária, angélica, alcaravia, agrimónia e ruibarbo — estes nomes difíceis são pequenas armas para acabar com vários males. É que as ervas não só têm vários e poderosos benefícios curativos, como também são ricas em nutrientes que podem afastar doenças e promover uma boa saúde. Algumas delas até ajudam a acabar com a barriga inchada.

Há quem possa ver este problema com pouca importância, mas a verdade é que vai além do desconforto e de não conseguir fechar o último botão das calças. Pode gerar ansiedade, noites mal dormidas, mudanças de humor e maior stress.

Comer devagar e sem interrupções, evitar o consumo de bebidas com gás, deixar de lado as refeições com alto teor de gordura e deixar a refeição mais pesada para o almoço — nesta altura, entre as 11h30 e as 13 horas, acontece o pico do fogo digestivo — são algumas soluções. Se, mesmo assim, o inchaço continuar, adicionar as ervas certas ao chá pode fazer a diferença.

“Sejam servidos quentes, gelados ou até congelados em cubos ou sob a forma de gelados de pau, os chás de ervas podem melhorar o bem-estar físico e emocional e devem ser bebidos todos os dias”, explicam a herbalista Paula Grainger e a nutricionista Karen Sullivan no livro “Infusões — Chás para Purificar, Nutrir e Curar“.

As duas autoras do livro (15,98€) da editora “Vogais”, que chegou às livrarias em novembro, sugerem várias infusões que melhoram a digestão e, consequentemente, acabam com a sensação de barriga inchada.

Uma delas é para beber logo de manhã, já que ajuda eliminar resíduos do organismo. Há outra com ervas calmantes que reduzem lentamente o inchaço, para se sentir mais confortável e pronto uma boa noite de sono.

A maioria das receitas contêm ingredientes com nomes que, provavelmente, nunca ouviu falar. Mas não se preocupe, pode encontrá-los em lojas como o Celeiro. Além de sugestões para acabar com este problema, o livro também traz receitas ideais para o pós-exercício, ajudar no estudo, para tranquilizar, dizer adeus à tosse e às gripes e constipações, por exemplo.

Carregue na galeria para descobrir seis das infusões sugeridas pelas autoras que vão ajudá-lo a prevenir ou eliminar a sensação de inchaço.