NiTfm live

Saúde

6 coisas que deve fazer sempre que se pesa

Pode ser um momento aterrador ou bastante útil no processo de perda de peso.
Tome nota de todos os pormenores.

Se há quem não tenha balança em casa para não se martirizar, existe também quem não passe um único dia sem a pisar. Porém, a verdade é que este equipamento pode ser um verdadeiro aliado no processo de perda de peso, desde que seja usado com moderação.

Mas, afinal, o que é o peso? O valor apresentado na balança não se resume à gordura. Na verdade, também contempla os ossos, a massa muscular, a água e os órgãos. Por isso, uma diferença no número final não quer dizer que tenha engordado. Na verdade, vai ficar sem saber qual é o motivo.

Um estudo publicado em 2016 sugere que se faça uma pesagem regular (por exemplo, uma vez por dia). Por outro lado, a conhecida empresa britânica Weight Watchers aconselha que a pesagem seja feita apenas uma vez por semana. E os nutricionistas?

A especialista Bárbara de Almeida Araújo, que também é autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, acredita que subir para a balança todos os dias não é um bom método. Só vai deixá-lo mais ansioso e, provavelmente, desmotivado, já que não se conseguem resultados de um dia para o outro. Assim, será muito mais fácil desistir.

Além disso, o peso sofre alterações ao longo do dia, entre um a dois quilos. Isto quer dizer que pode ter um valor de manhã e outro à tarde. Estas diferenças estão relacionadas com a quantidade de urina na bexiga, com o facto de o intestino estar cheio ou não, retenção de líquidos, alterações hormonais, ingestão alimentar e até se a pesagem foi realizada antes ou depois da prática de exercício físico.

“No caso das mulheres, é desaconselhado realizar a pesagem no período pré-menstrual e durante a menstruação, uma vez que as alterações hormonais fazem com que haja maior retenção de líquidos”, alerta à NiT.

Se desconfia que a balança não está a marcar os valores reais, pode recorrer a um truque simples: usar um pacote de arroz de um quilo ou um saco de batatas de cinco, por exemplo, para ver se o número é o que está nos rótulos dos produtos. Se isso não acontecer, há um erro na calibragem.

Carregue na galeria para descobrir outras seis coisas que deve fazer sempre que se pesa.