NiTfm live

Saúde

5 razões para comer maçã todos os dias

Todos conhecemos esta fruta, mas nem imaginamos os seus benefícios. A NiT e a nutricionista Maria Gama dizem-lhe quais são.

Nem imagina o bem que lhe faz.

Uma simples maçã pode ser o melhor remédio para a saúde. É vista coma a fruta ideal para quem treina e traz vários benefícios. A frase “An apple a day keeps the doctor away” (qualquer coisa como “uma maçã por dia mantém o médico longe”) não é por acaso.

“Um dos princípios de alimentação saudável prende-se com o consumo diário de frutas e, por isso mesmo, é fundamental que inclua estes alimentos no seu dia a dia. Como são fontes de vitaminas e minerais, eles são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo”, diz à NiT a nutricionista Maria Gama, autora do blogue “Põe-te na Linha“.

No caso da maçã, para tirar proveito dos seus benefícios, deve tentar consumi-la, preferencialmente, no seu estado natural. Descubra cinco razões para comer esta fruta todos os dias.

1. É uma ótima fonte de vitamina C

A maçã é uma ótima fonte de vitamina C e, por isso, é essencial incluí-la no seu plano alimentar diário. O seu poder antioxidante é uma das grandes vantagens.

2. Ajuda a prevenir doenças

“Esta fruta, devido à sua composição, ajuda a prevenir diversas doenças como colesterol, doenças cardiovasculares e diabetes”, explica a nutricionista.

3. É uma boa fonte de fibras

Sendo rica em fibras, é uma ótima opção para ajudar a regular o transito intestinal. Além disso, segundo a especialista, também pode ajudar-nos a sentir saciados ao longo do dia. Por outras palavras, a que não estejamos sempre com fome e a cometer tragédias alimentares. Mas atenção: é importante não esquecer que as fibras se encontram na casca desta fruta.

4. A maçã é hidratante

“Cerca de 80 por cento desta fruta é composta por água, sendo por isso um alimento de poder hidratante que deve incluir na alimentação diária”, diz. Se faz parte do grupo de pessoas que tem dificuldade em beber muita água ao longo dia, apostar neste tipo de frutas é uma boa solução.

5. Não menos importante: é fácil de transportar

Alimentos saudáveis mas de difícil transporte são suficiente para desmotivar algumas pessoas. Se, pelo contrário, for fácil de levar, isso pode ajudar bastante o seu dia a dia alimentar a nível de lanches. Pode levar uma maçã num canto da mala e incluí-la na merenda da manhã, juntando um punhado de frutos secos.