Alimentação Saudável

Os mini bolos de aveia e batata doce que se fazem com 5 ingredientes

A receita da nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”, é uma delícia.
Que maravilha.

Seja para ter em casa, no trabalho ou para petiscar enquanto vai nos transportes, os mini bolos são uma bela solução. Se forem saudáveis, melhor ainda. É exatamente essa a proposta da nutricionista Maria Gama, autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”.

Compostos por cinco ingredientes — sendo que a aveia e a batata doce são os grandes protagonistas desta receita —, são fáceis e rápidos de preparar. Aliás, a maior parte do trabalho fica a cargo do forno.

Adicione frutos secos.

“Uma opção tanto para os vossos pequenos-almoços, como para os lanches. É uma boa opção para quem se farta de estar sempre a comer o mesmo”, diz à NiT a especialista sobre este mini bolo, que é uma espécie de queque.

Do que precisa

— Três colheres de flocos de aveia;
— Duas rodelas de batata-doce cozida (150 gramas);
— Quatro ovos;
— Uma colher de sobremesa de fermento normal;
— Um punhado de frutos secos partidos grosseiramente (amêndoas e nozes).

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Coloque a batata doce numa tigela e esmagar. Junte os flocos de aveia e os frutos secos, e misture até obter uma mistura homogénea.

Adicione a os ovos e mexa. Deixe repousar durante cerca de dez a 15 minutos tapado com um pano. Disponha em formas — podem ser de silicone. Coloque um topping de frutos secos. Leve ao forno durante cerca de 30 a 45 minutos.

Carregue na galeria para descobrir mais cinco receitas de queques que pode incluir na dieta.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT